ação

Protocolos

Albufeira do Sabugal

Albufeira do Sabugal

A Albufeira do Sabugal, concluída em 2000, tem uma superfície inundável de 732 ha, destacando-se na paisagem de Malcata. Esta infraestrutura foi construída pelo IHERA no âmbito do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira e constitui um reservatório de 114 hm3 de água e tem como finalidade principal a rega. A Barragem do Sabugal procede ao transvase de água para a Barragem da Meimoa, (concelho de Penamacor) que constitui o centro distribuição da rede primária de rega do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira. Complementarmente, a Albufeira do Sabugal também serve para abastecimento público e para a produção de energia. O Circuito Hidráulico Sabugal-Meimoa tem uma extensão de 5,1km, sendo o caudal transferido entre barragens turbinado para a produção de energia eléctrica.

A produção elétrica ocorre na Central Hidroelétrica do Meimão (freguesia de Meimão, Concelho de Penamacor), situada na extremidade de jusante do Circuito Hidráulico Sabugal-Meimoa. Com 6 MW de potência instalada, a produção de energia faz proveito do declive acentuado (desnível de 211,5 m).  Estamos assim em presença de uma barragem de fins múltiplos (rega, abastecimento de água, energia).

A Albufeira do Sabugal está classificada como uma “albufeira protegida” e dispõe de um Plano de Ordenamento desde Novembro de 2008. O Plano de Ordenamento da Albufeira do Sabugal (POAS), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 172/2008, enquadra-se no Plano de Bacia Hidrográfica do Douro.

Nos termos do Regulamento do Plano a recuperação da qualidade da água para o abastecimento público da população constitui um dos objetivos específicos a atingir, numa perspetiva mais lata do estabelecimento de regras tendentes à harmonização e compatibilização das atividades secundárias potenciadas pela Albufeira do Sabugal, com as finalidades primárias que justificaram a sua construção, numa perspetiva da valorização e salvaguarda dos recursos e valores naturais em presença. Atendendo à dimensão do plano de água e ao contexto territorial onde se localiza (a menos de 1 km da cidade do Sabugal), esta Albufeira apresenta boas potencialidades ao nível das atividades de pesca desportiva, dos desportos náuticos e do recreio e lazer.

A AMCF é uma associação que acolhe como membros associados efetivos pessoas singulares e coletivas interessadas na problemática do desenvolvimento sustentável do Sabugal.

Audição Pública

"Albufeira e Recursos Hídricos do Sabugal"

de 25 de setembro de 2019

Saiba mais sobre a exposição aqui

"Malcata, que futuro?"

de 17 de dezembro de 2015

Saiba mais sobre as conclusões aqui

ENERTECH

ENERTECH SABUGAL 2017 – 2.ª edição
 
A AMCF será novamente parceiro institucional pretendendo contribuir para a renovação do sucesso da 1ª Edição.
Este ano daremos mais destaque à eficiência energética e à inovação.
Visite o novo site da ENERTECH – http://enertech.cm-sabugal.pt/ , no qual expositores e visitantes podem aceder a toda a informação relativa à Feira, designadamente no que respeita às inscrições.
A ENERTECH SABUGAL 2017 – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA, irá decorrer nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio
CONFERÊNCIA
 
“A Biomassa Florestal Residual (BFR): A sua importância para o desenvolvimento do interior”

Ribeira da Veigas

Recuperação e Valorização

Concerto

Plano de Atividades

Exposição

Audição Publica

Workshop

Malcata Future Idea