Select Page

No seu Concelho do Sabugal

A Freguesia da Malcata pertence ao Concelho do Sabugal. Este situa-se na Raia Central, fazendo fronteira com a Província de Salamanca, situada no sudoeste da Comunidade Autónoma de Castilla y León e integrando a NUT III Beira Interior Norte, numa envolvente marcadamente rural e de paisagem por vezes agreste e difícil, conservando importantes valores ecológicos e de natureza (Rio Côa e a Reserva Natural da Serra da Malcata, que partilha com o Concelho de Penamacor, a Sul).

Toda a região raiana portuguesa apresenta aspetos preocupantes de abandono dos territórios de cultivo e ocupação tradicionais, despovoamento e emigração para cidades vizinhas ou mais longínquas à procura de “melhores oportunidades”, movimento que tem condicionado fortemente o desenvolvimento económico e a vida social e comunitária do Sabugal e dos concelhos vizinhos.

As dinâmicas referidas têm expressão maior na evolução demográfica recessiva ao longo do tempo. Com efeito, o Sabugal perde dois em cada três residentes no ciclo longo da (e)migração, a partir da década de sessenta; nas últimas duas décadas, que são contemporâneas de um ciclo de investimento municipal relevante, o Concelho vê acelerar o ritmo de despovoamento o qual afeta não apenas as aldeias mas a própria Cidade.

Facebook