Select Page

Missão

AMCF tem a sua sede em Malcata, no Concelho do Sabugal e nesse sentido exerce a sua atividade, preferencialmente, na área geográfica correspondente à freguesia de Malcata, sem prejuízo de a poder desenvolver em sinergia com associações localizadas em outras povoações em Portugal e no estrangeiro

O seu objeto é o fomento e a promoção do desenvolvimento social, cultural, ambiental e económico da localidade de Malcata, através do aproveitamento das oportunidades criadas pelo Parque Eólico, pela Barragem, pela Reserva Natural da Serra da Malcata e outros empreendimentos que surjam entretanto.

A reserva natural da serra da Malcata, a barragem e o parque eólico estabelecem restrições à atividade económica e social das populações. A AMCF pretende promover a conciliação entre os interesses das populações locais e a exploração das infraestruturas existentes. Há que adaptar. Há que tirar o melhor partido possível da alteração ambiental negativa criada, no melhor interesse das pessoas e do desenvolvimento integral da região

Pretende ainda a AMCF avaliar formas várias de utilização dos recursos endógenos e contribuir para o desenvolvimento sócio-económico da região e para a melhoria da qualidade de vida da população.

AMCF pretende desenvolver as suas atribuições, através de 4 Grandes Pilares de atuação: Capacitação – Divulgação – Economia local (microeconomia e economia cívica) – Representação.

Facebook