Select Page

Mensagem do Presidente da Direção

Não há comparação entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar” Francis Bacon (1561-1626), filósofo e político

O desenvolvimento (Económico, Social, Ambiental), a inovação societal e a mudança, não são tarefas fáceis num território onde prevalece uma dinâmica de envelhecimento e desertificação.

A realidade socioeconómica não fixa, nem gera, massa crítica. A pouca ainda existente tende para a desmotivação, para a descrença em iniciativas visando a capacitação, a cooperação, o associativismo, o empreendedorismo.

Porque a AMCF nasceu de uma iniciativa livre, espontânea, de cidadãos sabemos que vamos ter pela frente muitas incompreensões, obstáculos e dificuldades. Temos consciência que iniciámos um projeto ambicioso e difícil. Cremos, contudo, que o projeto tem possibilidades de sucesso. Escolhemos avançar, desbravando, trabalhando. Optámos por SERVIR, saindo da nossa zona de conforto. Mesmo sabendo que as realizações irão ficar muito aquém dos nossos desejos, decidimos TENTAR para atingir o possível. Porque a nobreza do TENTAR tudo vale. Porque o TENTAR não pode ser exceção. E porque sabemos que falhar é humano, não temos medo de falhar.

Porque, no nosso País, escasseiam posições de arrojo, como as que observei em Malcata, nos últimos tempos. Porque, em territórios de baixa densidade, não é usual encontrar um grupo de pessoas coeso que, com toda a sua humildade, partilham valores visionários e generosos para pensarem sobretudo FUTURO. Porque partilhei pontos de vistas enriquecedores com pessoas boas, bem formadas e experientes, que cursaram a calejada Universidade da Vida. Por tudo isso achei que não podia, nem devia, virar as costas. Aqui estou, com todo o empenho, pronto a dar o meu contributo, assumindo a Presidência

O Presidente da Direção

(José Escada da Costa)

Facebook