Select Page

Mensagem do Presidente da AG

Malcata … “ Quem espera (luta) sempre alcança”

A força e o querer são apanágio do ser humano que, contra tudo e contra todos, luta para superar as dificuldades e os obstáculos com que se depara na prossecução dos seus objetivos. A vida, todas as vidas, está repleta de exemplos. Sozinhos ou associados, tentamos dia a dia conseguir pequenas ou grandes vitórias, que nos animam nesta luta constante de viver.

Talvez hoje mais do que nunca somos capazes de compreender a necessidade de caminharmos juntos, tais os apelos e as necessidades do nosso mundo. A solidariedade, embora seja uma palavra gasta, continua cada vez mais premente, (o homem é um ser solidário e não um ser solitário) e a suscitar movimentos. Associar-se é pois um direito e, quase que direi, um dever. Todas as associações contemplam nos seus estatutos direitos e deveres para os seus sócios. Felizmente que o movimento associativo está bem vivo e se recomenda. As associações culturais, desportivas, recreativas… e tantas outras de outro teor são uma realidade constante em cada terra do nosso concelho e do nosso país. Como tudo na vida, umas nascem e outras desaparecem. Mas todas elas revelam o desejo profundo de que a vida não acabe, de quanto é bom viver em sociedade.

Partindo do princípio de que o associativismo é um trabalho voluntário, sem pagamento de ordenados aos seus dirigentes (servidores), vejo neste modo de vida um exemplo concreto de participação cívica do exercício de cidadania de todos os que abnegadamente servem as suas associações.

Em Malcata, como com certeza em qualquer outra terra, existem várias associações (Cultural e Desportiva, Pesca e Caça, Solidariedade (Lar), Compartes, Carquejinha, Igreja…) Nos últimos meses foi criada a Associação Malcata Com Futuro (AMCF), virada para o desenvolvimento sócio – económico. O seu objeto é o fomento e a promoção do desenvolvimento social, cultural, ambiental e económico, através do aproveitamento das oportunidades criadas pelo Parque Eólico, pela Barragem, pela Reserva Natural da Serra da Malcata e outros empreendimentos que surjam entretanto. Pretende ainda a AMCF avaliar, promover, valorizar as várias formas de utilização dos recursos endógenos e contribuir para a criação de economia e para a melhoria da qualidade de vida da população.

A AMCF – Associação Malcata Com Futuro é assim uma Associação de Desenvolvimento Local, para a Economia Cívica, criada em 21 de julho de 2015, que na sua atuação privilegia uma visão do FUTURO, exclusivamente condicionada pelos princípios orientadores plasmados nos seus Estatutos e Regulamento.

Fazendo eu parte desta nova associação, não posso deixar de lançar o repto aos meus amigos, e sobretudo aos amigos malcatenhos, para que se associem e façam connosco este caminho, sem medo do que é novo, cheio de luta e sobretudo de muita esperança.

Quem espera e luta, sempre alcança

Rui Chamusco

Facebook